Concessionária Enel usará helicóptero para vistoriar rede elétrica de Natividade

Durante os próximos dias, um helicóptero sobrevoará cinco cidades do Norte e Noroeste Fluminense a serviço da concessionária de energia elétrica Enel, para inspecionar trechos da rede elétrica da região.

O objetivo é ter uma visão aérea das linhas de transmissão e redes de média tensão, localizadas em pontos afastados das regiões urbanas, onde os carros da empresa não conseguem acessar facilmente, para verificar necessidades de manutenção e identificar pontos para realização de poda de árvores.

O trabalho será realizado em Campos dos Goytacazes e São João da Barra no Norte, além de Itaperuna, Italva e Natividade na Região Noroeste. Ao todo, serão mil quilômetros inspecionados na região. A aeronave é equipada por uma câmera de alta resolução, que filma todo o trajeto, por um aparelho de tecnologia Lidar (da sigla inglesa Light Detection and Ranging), além de um equipamento termográfico. Com a câmera, pode-se registrar possíveis problemas na rede elétrica de diversos ângulos diferentes.

Por meio desta tecnologia, será possível detectar a distância exata entre a vegetação e os condutores elétricos. Já com a câmera termográfica, será possível verificar a temperatura de conexões e equipamentos. Em terra, uma equipe da Enel receberá todas as informações geradas pelo helicóptero e, dessa forma, consegue realizar os serviços na rede com precisão.

Segundo a empresa, o projeto de inspeção aérea por helicópteros diminui os riscos à segurança dos funcionários, clientes e da população em geral.

Da redação da Rádio Natividade com informações do G1