Fórum discute o turismo na Região Noroeste Fluminense

Após percorrer dez regiões turísticas do Estado do Rio de Janeiro, o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, chegou nesta última semana à região das Águas do Noroeste. O evento, que aconteceu em Bom Jesus do Itabapoana, é coordenado pela equipe da Secretaria de Turismo do Rio/TurisRio, e reuniu representantes dos setores público e privado das cidades da região. O objetivo foi ampliar a sintonia entre os dirigentes a fim de promover o desenvolvimento de projetos e ações em prol do turismo.

Para o subsecretário da Secretaria de Turismo/TurisRio, Anderson Moura, não é possível fazer turismo sozinho, é preciso união com foco no mesmo objetivo. “Nossa ideia é oferecer acompanhamento técnico para os municípios e ajudar no que for preciso para fomentar o setor. Além disso, É preciso que exista união tanto entre as cidades, quanto entre os setores público e privado”, destacou Anderson.

Durante o Fórum Regional, a equipe apresentou projetos e estratégias de divulgação da atividade no interior, como por exemplo, o projeto Cidades Maravilhosas, o guia Rio+3 e o Programa de Regionalização. Em seguida, representantes do Detro e da Alerj realizaram apresentações dando sugestões e mostrando ações que podem ser repetidas em outras cidades.

Ao final do evento, o subsecretario Anderson Moura entregou aos gestores da região, o Manual de Apoio Técnico aos Secretários e Dirigentes do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho, desenvolvido pelos técnicos da Setur/Turis Rio, é um instrumento para ajudar na organização e estruturação do setor turístico. As 40 páginas oferecem um panorama do turismo com diversos dados, como por exemplo, números de turistas, geração de emprego e PIB.