Através de uma pactuação com a Funasa, a Secretaria Municipal de Saúde de Varre-Sai está viabilizando análises da qualidade da água de vários locais do município, realizadas através da Unidade Móvel para Apoio e Controle da Qualidade da Água da Funasa em Varre-Sai. Por esta razão, o laboratório itinerante do órgão esteve no município até quinta-feira (21/09).
A intenção é fazer com que essas análises sejam feitas na região ao invés de enviar amostras para o Rio de Janeiro, tornando o processo lento e oneroso para o município.
A secretária municipal de Saúde de Varre-Sai, Silvana Viana Ferreira, lembrou que a análise da água é também um trabalho preventivo de saúde.
“É importante sabermos a qualidade da água oferecida para a população para a prevenção das doenças hídricas como Hepatite A, disenterias, entre outros agravos”, disse a secretária de Saúde.
O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, destacou que inicialmente o trabalho foi desenvolvido em repartições públicas e estendido a todo o município.
“Essa análise da água que começou sendo realizada em todas as escolas e repartições da Prefeitura e depois em quase todos os mananciais do município, nos apresenta a real situação da nossa água e nos possibilita tomar as medidas cabíveis para a melhoria da sua qualidade”, concluiu o prefeito.
Da redação com informações do Decom/Silaine Terra