Nos últimos dias, tenho sido muito questionado sobre quais as reais diferenças entre Arquiteto e Urbanista e o Engenheiro Civil. O que o arquiteto de fato faz? Enfim, são muitas as dúvidas dos leitores de minha página, blog e até clientes em potencial. Primeiramente, é importante registrar que o arquiteto e o engenheiro não são inimigos! Essa ideia negativa foi criada ao longo do tempo, por pessoas tendenciosas e algumas ignorantes (no sentido de não saber). São na verdade, ou deveriam ser, grandes parceiros na obra.
De forma simplificada, os ARQUITETOS E URBANISTAS e ENGENHEIROS CIVIS são qualificados para elaborar projeto edificações residenciais e comerciais, cálculo estrutural (concreto, madeira e metal), projeto hidrossanitário, projeto elétrico, projeto de loteamento, desmembramentos, podem executar obras, legalizar projetos nas Prefeituras e nos Órgãos Ambientais e muitas outras atividades! E não existe limite de pavimentos ou algo assim, como muitos dizem por aí!
Como mencionado acima, existem atualmente uma gama de atribuições compartilhadas entre essas profissões. No entanto, o Arquiteto e Urbanista, durante 5 anos de faculdade, estuda o projeto de arquitetura de forma muito mais abrangente, ou seja em todas as suas áreas, e o engenheiro civil possui o foco maior em grandes estruturas como pontes etc, atividades essas que não fazem parte das atribuições dos arquitetos.
Visando eliminar as divergências entre as profissões, está em andamento os trabalhos da Comissão Temática de Harmonização Interconselhos (CAU x CREA), que tem como objetivo analisar e harmonizar as legislações da Arquitetura e Urbanismo e das Engenharias, e solucionar conflitos e sombreamento nas atividades de cada profissão.
Enfim, se for construir ou reformar? Basta escolher o profissional que mais se adéqua às suas necessidades! Estude o portifólio do profissional! Verifique se ele de fato é qualificado, pois existem vários desenhistas por aí sem qualificação se passando por arquitetos ou engenheiros. Converse com os clientes do profissional para ter noção como é o proceder do mesmo! E não deixe de estabelecer um contrato entre as partes.
Espero ter dirimido a dúvida de todos. Entretanto, se as dúvidas persistirem, estou à disposição para ajuda-los. Vai construir ou reformar? Contrate um profissional qualificado! Evite desperdícios!
Jomar Filho
Arquiteto e Urbanista
(22) 99859-6795