Cá com meus botões, acompanho à distância, o desenrolar da lixeira em que se tornou a política de Itaperuna. Até aí, tudo bem! Política é sempre igual, diriam alguns! Mas o que mais me chama a atenção é a dificuldade que está sendo fazer jornalismo independente nesta cidade que tanto gosto.
Sem querer tomar partido (nada tenho com issso, pois hoje não mais milito por lá, além de ter amigos nas duas trincheiras), fico estarrecido com o fato de um grupo de “jornalistas”, ter se unido para tentar atingir outro colega, que simplesmente tem tido a coragem de apenas noticiar os acontecimento.
No entanto, o que mais saltou aos olhos, COMO JORNALISTA QUE SOU, foi saber que boa parte destes “coleguinhas”, estão nomeados como cargo de confiança em órgãos públicos locais. Caramba! Servir a dois senhores? Servir a sociedade ou ao patrão que paga o capilé no final do mês? Triste dilema ético!
Não quero puxar sardinha para ninguém, muito menos estabelecer juízo. Posso até não concordar com o que um colega eventualmente escreve, mas como profissional, tenho a obrigação de lutar e defender seu direito ao livre pensamento e manifestação, através de quaisquer meios ou veículos. Isso é imprensa livre, garantido pela Constituição! Hoje é com este ou aquele colega. Amanhã, pode ser comigo ou com outro qualquer, inclusive, com um dos que atualmente servem de vassalos aos censores.
Por Vanderson Garcia – Jornalista Profissional – Diretor da Rádio Natividade FM – Natividade/RJ