Polícia Ambiental apreende arma e resgata mais de 80 pássaros na zona rural de Miracema

Oitenta e seis pássaros da fauna silvestre que estavam sendo mantidos em cativeiro ilegal foram resgatados na manhã desta sexta-feira (25) em Miracema. Na residência onde os pássaros foram encontrados, os agentes da 3ª Unidade de Polícia Ambiental ainda apreenderam uma espingarda sem o devido registro.

As apreensões ocorreram graças ao recebimento de uma denúncia. Os policiais se deslocaram até a estrada que liga Miracema à Campelo, na altura da localidade de Conde, onde a esposa do criador e dono da arma entregou a espingarda e as aves. A espingarda de calibre 32 teria sido herdada, mas não possuía o devido registro, o que configura crime de acordo com o artigo 12° da lei 10.826/03. Já os pássaros silvestres teriam sido capturados como “forma de lazer”, o que também é crime conforme o artigo 29° da 9.605/98.

O morador não foi encontrado. A arma foi encaminhada para a 137ª Delegacia Policial em Miracema, onde o caso foi registrado. Já as aves foram levadas para o Parque Estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena. Segundo a 3ª UPAm, os pássaros passarão por uma triagem e serão devolvidos à natureza. A 3ª UPAm sempre lembra que a população pode ajudar a combater crimes ambientais denunciando à Polícia Ambiental. O telefone do Disk Denúncia da unidade é (22) 2561-3228.

Da redação da Rádio Natividade com informações da Folha Itaocarense