A partir de 1º de outubro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), começa a realizar em todo o país o Censo Agro 2017. Em Varre-Sai, serão 3 recenseadores que visitarão 791 estabelecimentos agrícolas do município. Na região Noroeste Fluminense, serão 25 pessoas envolvidas no Censo Agro. O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, ao lado do secretário municipal de Agricultura, Antônio Carlos Celebrini, recebeu no gabinete municipal, o coordenador de subárea do Censo Agro 2017, Maurício Ferraz, onde discutiram o trabalho no município.
A partir da realização do Censo é possível estabelecer o critério de utilização de 14 políticas públicas de investimento e então, definir os locais específicos do município que requer atenção especial, além de traçar o diagnóstico atual de toda produção agrícola do município. O Censo Agro vai mensurar além dos moradores da área rural do município, o total de estabelecimentos rurais, distribuição e uso de terras, utilização de mão-de-obra e tipo de produção realizada.
Para que isso ocorra é fundamental que o produtor e o morador da área rural recebam bem o recenseador, pois é através desse visita que esse diagnóstico vai ser realizado.
“Para o IBGE, é fundamental a participação da comunidade: recebendo bem o recenseador e prestando informações confiáveis. Nossos recenseadores estarão identificados e cadastrados no IBGE, além de possuir treinamento que inclui sigilo das informações prestadas”, lembrou o coordenador de subárea do Censo Agro 2017, Maurício Ferraz.
O secretário municipal de Agricultura de Varre-Sai, Antônio Carlos Celebrini, disponibilizou a estrutura da Secretaria.
“A Secretaria de Agricultura junto à Prefeitura de Varre-Sai vai dar todo o apoio para que os trabalhos do Censo sejam realizados com êxito, colocando à disposição a estrutura e equipe da Secretaria”, afirmou.
Já na próxima quinta-feira (24/08), a partir das 15 horas, vai acontecer no auditório do no Mercado do Produtor de Varre-Sai, a 1ª reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística. A reunião vai demonstrar para o município o planejamento do IBGE para o Censo Agro, além de buscar inserir a comunidade na condução desses trabalhos. A reunião é aberta à toda a comunidade.
Da redação com informações do Decom/Silaine Terra – Foto: Elcinei Borges