Na última semana o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o vice-governador, Francisco Dornelles, e o Secretário de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, reuniram-se com vários prefeitos da região. O principal motivo da reunião era a situação dos lixões e o alto custo para destinar o lixo em aterros distantes.
O encontro ainda tratou sobre o Programa Somando Forças e o consórcio do lixo, onde o governador se comprometeu em fazer dois quilômetros de asfalto e uma ponte para o acesso ao aterro sanitário de Pureza, em São Fidélis. A falta de acesso é o principal motivo que impede a operação do aterro. Pezão ainda se comprometeu em estudar uma forma de aumentar o ICMS Ecológico dos municípios.
Dentre os prefeitos presentes estavam o de Itaocara, Manoel Faria; São Fidélis, Amarildo do Hospital; São José de Ubá, Marcionílio Botelho; Cambuci, Agnaldinho Mello; Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal; Aperibé, Flavio “Dezoito”; Cardoso Moreira, Gilson Nunes Siqueira; Varre Sai, Silvestre José Gorini; Laje do Muriaé, Rivelino Bueno; Italva Margareth Soares, além do vice de Porciúncula, Riandro Petrucci. Natividade, de acordo com a assessoria de imprensa do governo fluminense, não enviou representante. A cidade, como a maior parte das demais do Noroeste Fluminense, também sofre com o problema da destinação inadequada dos detritos urbanos.
Da redação da Rádio Natividade com informações da Folha Itaocarense