Neste sábado (12), o 29º BPM divulgou balanço final da operação “Noroeste Seguro”, deflagrada nos últimos cinco dias nos nove municípios sob sua responsabilidade. De acordo com a unidade, diversas equipes especializadas se revessaram na prevenção de furtos, roubos e inibir o tráfico de drogas, incluindo a BR 356, rodovias estaduais e vicinais (urbanas e rurais) que interligam a região, não sendo registrado nenhum roubo de veículo.
Em relação aos furtos de rua, houve uma redução de cerca de 45% de registros, durante os dias da operação, em comparação a semana anterior, quando foram registrados 11 boletins de ocorrência por dia em toda região. Na semana da operação, foram nove registros por dia. Em sua maioria, ameaça e lesão corporal. Desde o início do mês de agosto, não há registros de homicídios.
– A Operação NOROESTE SEGURO é uma orientação do 6º Comando de Policiamento de Área para o controle do Sistema Integrado de Metas da Secretaria Estadual de Segurança Pública. A sociedade do noroeste fluminense foi a maior beneficiada durante as ações implementadas, podendo usufruir de um policiamento ostensivo reforçado nos nove municípios que são responsabilidade do 29º BPM, – disse o Capitão Sérgio Chefe de Operações da Unidade.
A Operação retirou das ruas:
52 pedras de crack (cerca de 40 gramas);
97 buchas e 06 tabletes de maconha (cerca de 6 kg);
11 invólucros de cocaína (cerca de 21 gramas);
R$ 745 reais em espécie provenientes comércio de drogas;
Dois celulares furtados anteriormente que foram recuperados;
Uma motocicleta anteriormente furtada e que foi recuperada;
Uma espingarda cal 28 e um simulacro de pistola apreendidos;
Três presos em flagrante pelo crime de tráfico de drogas;
Um elemento reconhecido pelas vítimas por ter roubado celulares em dias anteriores a semana da operação;
Dois presos e reencaminhados ao sistema prisional por estarem evadidos;
Nove suspeitos apresentados à autoridade policial (delegacia) por posse e uso de material entorpecente e indiciados na lei de drogas;
As ações de fiscalização no trânsito foram mais de 1.000 abordagens sendo:
178 notificações emitidas
75 veículos recolhidos por irregularidades