O presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ, Luciano Bandeira, comemorou o sucesso da caravana da campanha Prerrogativas da Advocacia, Garantia da Cidadania, que percorreu mais de 1.2 mil quilômetros nesta semana, em extensa agenda que passou por nove municípios do Norte e Noroeste Fluminense.
“Esta é a mais ampla caravana que já realizamos. E fizemos questão de começar pelas regiões Norte e Noroeste Fluminense para mostrar que a nossa seccional não faz distinção entre as subseções. Iremos a todas as 63 para mostrar a importância da defesa das prerrogativas e da valorização da advocacia”, disse Bandeira, no fim da manhã desta sexta-feira (14), em Bom Jesus de Itabapoana, no auditório da 17a subseção completamente lotado por advogados não só de Bom Jesus, mas de toda a região.
A II Caravana das Prerrogativas começou na última terça-feira (11) por Campos, e passou pelos municípios de São Fidélis, Cambuci, Itaocara, Santo Antônio de Pádua, Miracema, Porciúncula, Natividade, Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana.
“É muito importante a gente deixar claro para a sociedade que as prerrogativas não são do advogado, mas do cidadão. O advogado é apenas a voz constitucional do cidadão. E as prerrogativas são estabelecidas para garantir que o advogado possa exercer sua profissão, como diria Sobral Pinto: a advocacia não é profissão para covardes. Enfrentamos as grandes questões deste país, defendendo a liberdade e o cidadão, e por isso precisamos ter respeito”, disse Luciano Bandeira.
Nomes que marcaram a história da advocacia brasileira como os de Heleno Fragoso, Evandro Lins e Silva e Rosa Cardoso também foram citados pelo presidente da Comissão de Prerrogativas.
“É bom a gente destes nomes e de tantos outros que em momentos difíceis do nosso país representaram a diferença no processo de transformação da sociedade. E nós faremos novamente a diferença neste momento tão difícil deste país. Precisamos recuperar o valor do advogado na nossa sociedade”, disse Bandeira.
A OAB/RJ também divulgou um telefone (21-99803-7726), com plantão de atendimento 24 horas, para receber as denúncias de todos o estado referente às violações de prerrogativas do advogado.
“Vemos que os advogados são impedidos de exercer suas atividades e isto é desrespeito à democracia. O sistema estadual de prerrogativas está sendo implementado e tenho certeza de que a gente vai conseguir construir um advocacia mais forte”, finalizou Bandeira, ao lado do presidente da OAB/Bom Jesus, Gilberto Cardoso de Matos.
Da redação com o Jornal do Brasil