Foi realizado nesta última quinta-feira (22), o Seminário Regional de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento promovido pela Secretaria estadual de Agricultura no auditório da Prefeitura de Campos dos Goytacazes. O objetivo foi apresentar os programas e serviços da Secretaria e suas estruturas vinculadas para líderes municipais, secretários de Agricultura, pessoas e entidades ligadas ao setor agrário da região Norte Fluminense.
O secretário estadual de Agricultura, Jair Bittencourt, realizou a abertura do evento juntamente com o prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz, e a diretoria das empresas vinculadas: Emater-Rio, Pesagro-Rio, Fiperj e Ceasa/RJ. Na ocasião foram apresentadas aos participantes as estruturas da secretaria e de suas vinculadas, que foram colocadas à disposição para parcerias com os municípios.
Durante seu discurso, Jair Bittencourt disse que, na atual dificuldade financeira em que os municípios enfrentam, a agricultura está sendo o pilar de sustentação. “Seja o agronegócio familiar ou de grande porte, a pesca, a criação de aves, o gado de corte e leiteiro. No caso da região Norte, os plantadores de abacaxi, mandioca. Portanto, se há alguma riqueza nos municípios hoje, esta, vem da agricultura. Sempre foi, porém, antes, não se via. O que precisa acontecer agora é a integração entre o pequeno produtor e o grande intencionista, por exemplo”, analisou o secretário.
O Seminário Regional de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento está acontecendo em todas as regiões, como já houve na região Serrana, em Nova Friburgo e na região Noroeste, em Itaperuna. “Ao promover esses encontros, que estão sendo realizados em todas as regiões do estado, nossa proposta é integrar as ações da Agricultura, apresentando às prefeituras informações, programas e serviços que possam subsidiar as administrações municipais na elaboração de suas políticas públicas para o desenvolvimento do setor”, afirmou o secretário Jair Bittencourt.