A 1ª Conferência de Saúde da Mulher da Região Noroeste Fluminense, com o apoio da Secretaria de Saúde de Itaperuna, aconteceu na tarde desta última segunda-feira (22), no auditório da UNIG e teve como tema “Desafios para Integralidade com Equidade”.
Cerca de 130 pessoas dos 13 municípios da região participaram do evento, organizado pelos Conselhos Municipais de Saúde do Noroeste Fluminense com o tema “Desafios para Integridade com Equidade”, e tem como objetivo avaliar e propor as diretrizes para a formulação da Política de Saúde da Mulher nas três esferas de governo: Nacional, Estadual e Municipal.
Os principais pontos discutidos foram: o papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres, o mundo do trabalho e suas sequências na vida e na saúde das mulheres, vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na política nacional de atenção integral a saúde das mulheres e políticas públicas para as mulheres e participação social .
As propostas dos grupos foram discutidas e aprovadas em plenário e serão encaminhadas à Conferência Estadual de Saúde da Mulher que acontece no mês de setembro, no Rio de Janeiro.
Da redação com informações do Decom