- O ex-prefeito de Itaocara, Gelsimar Gonzaga (PSOL), teve suas contas do exercício de 2015 reprovadas pela Câmara de Vereadores em sessão na noite desta terça-feira (04). Por oito votos a dois, os vereadores rejeitaram as contas do prefeito anterior. No ano passado, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro havia emitido parecer prévio favorável com ressalvas e recomendações ao então prefeito. Apesar do parecer do TCE-RJ, cabe ao Legislativo julgar as contas do Executivo.
Os vereadores votaram na noite de ontem o Decreto Legislativo de Reprovação das Contas referente ao ano de 2015, do então prefeito Gelsimar. Apenas dois vereadores foram contra o decreto. São eles: Rondinely Barrias e Beto do Papagaio, ambos do PSOL. As contas dos exercícios de 2013 e 2014 também haviam sido reprovadas pelos vereadores, motivo este pelo qual Gelsimar concorreu à eleição de 2016 com candidatura impugnada. Os mais de três mil votos conquistados no pleito foram anulados pelo TRE-RJ.
Com a nova reprovação das contas, o ex-prefeito fica por oito anos inelegível a contar a partir desta data. As contas do exercício de 2016, último ano de seu mandato, ainda não foram analisadas pelo TCE e julgadas pela Câmara.
Câmara rejeita contas de ex-prefeito de Itaocara
Da redação da Rádio Natividade com informações da Folha Itaocaraense