As autoridades policiais de Itaperuna instauraram inquérito para apurar suposta tentativa de fraude contra o Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal, que está sendo implementado no município, no qual estão sendo construídos 352 apartamentos para famílias de baixa renda.
De acordo com o apurado pelo jornalismo da Rádio Natividade, a própria prefeitura da cidade, responsável pelo cadastramento e administração do projeto, teria procurado a 143ª Delegacia para comunicar a suspeita, depois que um feirante de 51 anos, compareceu à Secretaria de Assistência Social, alegando ter pagado R$ 200 a um homem, que se dizia representante do município e que em troca do dinheiro, prometia a inclusão de nomes na lista de pré-selecionados.
A “vítima” chegou a apresentar um recibo em nome de uma terceira pessoa, que também não consta dos registros oficiais, realizados com base em critérios sociais próprios, estabelecidos pelo projeto. Há relatos de que outras pessoas também teriam sido enganadas pelo estelionatário, já identificado como sendo um contabilista de 51 anos, que deverá ser intimado a prestar depoimento.
Nesta segunda-feira (13), a prefeitura – que negou que o golpista faça parte de seus quadros – divulgou a lista dos candidatos pré-selecionados e suplentes para verificação, atualização e complementação de documentação para o Programa Minha Casa Minha Vida Faixa I, referente ao Empreendimento Itaperuna I, localizado à Rua Edith Da Conceição Oliveira, s/n, Boa Fortuna. Os beneficiários deverão confirmar as informações do cadastro entre os dias 03 e 08 de abril, de 08 às 17h, no Centro Poliesportivo de Itaperuna.
De acordo com a secretária Camila Andrade, a prefeitura pretende concluir os apartamentos para entrega-los ainda em 2017. Para acessar a lista com os nomes dos pré-selecionados, acesse www.itaperuna.rj.gov.br. Para denúncias e informações, os beneficiários poderão entrar em contato pelo e-mail mcmvitaperuna@gmail.com.
Da redação da Rádio Natividade