As cerca de 70 urnas que serão utilizadas pela 43ª Zona Eleitoral nos municípios de Natividade e Varre-Sai passarão pelo processo de inseminação de dados na manhã desta sexta-feira (23), na sede do Polo Eleitoral, em Itaperuna. O processo consiste na instalação dos programas com os nomes, números, fotos de candidatos, dados dos partidos e coligações, além da ordem de votação.
A ação sempre é acompanhada por representantes do Ministério Público, OAB, partidos políticos, coligações e candidatos, convocados pelos juízos eleitorais responsáveis, para garantir a integridade do processo eleitoral e a segurança das urnas eletrônicas até sua lacração. Elas permanecerão guardadas em Itaperuna até o dia 28, quando seguem para o Fórum de Natividade.
Na sede da comarca, serão disponibilizadas 40 urnas, com pelo menos outras três como plano de contingência em caso de pane. Já em Varre-Sai, serão 22 equipamentos principais e outros dois reservas. De acordo com o cartório local, em anos anteriores, não foi registrada nenhuma substituição.
Da redação da Rádio Natividade