O Dia da Pátria foi lembrado nesta terça-feira (06), em Varre-Sai, através de desfile promovido pelo Colégio Coração de Jesus, que tomou as ruas da cidade e prestigiar a data cívica homenageando todos aqueles que contribuíram para a independência e autonomia município. Conheça um pouco do desfile do Colégio Coração de Jesus de Varre-Sai sob a coordenação dos Padres João Motta Neto e Rafael Scolaro:
Tema: “VARRE-SAI, NOSSO ORGULHO”.
O Colégio foi às ruas com a Banda Marcial Monsenhor Emanuel Jose Possidente.
A parte alegórica do desfile abordou um pouco da história de Varre-Sai, a contribuição indígena, neste caso, a referencia é especifica ao índio Puri, original habitante de nossa terra. A contribuição portuguesa foi importante, em especial a língua, a literatura, a arquitetura, danças, religiosidades entre outros. Além dos negros que vieram de Angola, Guine e Moçambique.
Como homenagem a contribuição negra, apresentamos uma roda de capoeira apresentado pelo grupo Sinhá Bahia de Capoeira. Os imigrantes italianos visava a utilização dos mesmos na substituição da mão-de-obra escrava por trabalhadores assalariados, meeiros ou colonos na agricultura do café. Imigrantes italianos embarcaram no porto de Gênova com destino às Américas.
A contribuição dos espanhóis é muita grande: Entre elas, destacamos os hábitos alimentares, danças, habilidade no comercio e na lavoura de café. Os Libaneses contribuíram na alimentação com as comidas típicas daquela região, como, quibe, damasco.
O Tiro de Guerra TG 01-014 de Porciúncula e o Destacamento do Corpo de Bombeiros Militar 4/21 de Natividade, também participaram.