Centenas de alunos da rede municipal de ensino de Natividade simplesmente tiveram que seguir a pé para as escolas ou faltar às aulas desta quarta-feira (31). Tudo por conta da ação de fiscalização deflagrada na tarde do dia anterior por agentes do Grupo de Apoio à Promotoria (GAP), que flagrou diversas irregularidades nos ônibus mantidos pela Prefeitura de Natividade.
Em pelo menos um dos casos, cerca de 30 crianças e muitas mães que os acompanhavam, foram obrigados a desembarcar, como o caso de um micro-ônibus, abordado pelos policiais na Rua Vereador Alceu Lannes Tinoco, no bairro Bagaceira (foto). De acordo com fontes do Ministério Público (MP), a maior parte dos coletivos não teria condições de circular e deverão por isso, permanecer recolhidos à garagem até que os problemas sejam sanados. Entre as principais irregularidades flagradas, estariam a superlotação, documentação irregular, a falta de manutenção adequada e pneus “carecas”.
A Rádio Natividade durante a manhã tentou contado com o secretário municipal de Educação Vander Arenari, mas seu telefone celular permanecia “fora da área de cobertura”, situação semelhante à de Manoel Ramiro, responsável pela Secretaria de Transportes. Por telefone, um dos responsáveis pela garagem, informou que a prefeitura está tentando acertar a situação para os serviços possam ser normalizados ainda nesta quinta-feira (01). Também procurada pela emissora, a assessoria de imprensa do MP, se comprometeu a se manifestar através de nota.
Atualização: De acordo com nota enviada na manhã desta quinta-feira (01) à redação da Rádio Natividade, o assessoria de imprensa do Ministério Público (MP) confirmou a ação, salientando que há instaurado na promotoria de Natividade o inquérito civil nº2015.00315539, que apura desvio do uso do transporte escolar, com transporte de pessoas não estudantes. Na terça-feira (30/08) foi feita uma diligência com agentes do GAP, onde se constatou algumas irregularidades, entre as quais superlotação. Ainda de acordo com órgão, foi determinada a regularização para nova diligência em data oportuna.
Da redação da Rádio Natividade – Fotos enviadas através do WhatsApp (22) 9 9898-1208