Até o momento, apenas uma coligação apresentou pedido de registro na 43ª Zona Eleitoral/Natividade

Faltando poucas horas para o encerramento do prazo para registros de candidaturas para a disputa do pleito municipal, apenas um registro majoritário (prefeito e vice) havia sido protocolado junto à 43ª Zona Eleitoral de Natividade até às 13h desta segunda-feira (15).

Trata-se do pré-candidato Silvestre José Gorini (PSD), médico de 84 anos e seu vive, o ex-juiz de direito, João Said Abib Vargas (DEM), de 72. Eles postulam o direito de comandar a prefeitura de Varre-Sai (de quem Silvestre já foi prefeito), através da coligação “Juntos Somos Mais Fortes”, composta por PSD / DEM / PSDB / PT do B / PROS / PT / PP / SD / PPS.

A campanha da dupla, caso aprovada, está limitada ao gasto máximo de R$108.039,06. No entanto, de acordo com o cartório local, Gorine, figura na lista do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ), como tendo suas contas dos anos de 2010 e 2011 (de quando foi prefeito), julgadas como irregulares, o que em tese, poderia lhe tornar inelegível.

(…) CERTIFICO, nesta data, para os devidos fins, conforme anexo, que o candidato a prefeito do município de Varre-Sai/RJ, pela Coligação “Juntos somos mais fortes”, sr. SILVESTRE JOSÉ GORINI, CPF (…), consta da lista do TCE/RJ de responsáveis com Contas Julgadas Irregulares nos seguintes processos:  1. Proc. nº 250557-4/1999/ Natureza: Prestação de Contas Ordenador de Despesa/ Dt Sessão: 19/10/2010. 2. Proc. nº 250846-0/2001/Natureza: Prestação de Contas Ordenador de Despesa/Dt Sessão: 26/04/2011. Natividade/RJ, 15 de agosto de 2016. Yago Lage Belchior – Chefe de Cartório Em Exercício (…) – Destaca o documento.

A mesma coligação, já apresentou solicitação de registro de 36 candidaturas ao legislativo. O prazo se encerra às 19h e cada situação, será julgada pela juíza Leidejane Chieza, que comandará o pleito nos dois municípios. Aguarde mais informações.

Atualização: Apesar de ao longo dia alguns candidatos terem entrando em contato com a redação para informar que já haviam solicitado o registro, inclusive, enviando cópia do protocolo, a emissora esclarece, que toma por base, as publicações no site do TSE, que são alimentadas periodicamente. Até às 17h desta segunda-feira (15), não havia nenhuma modificação com relação à matéria acima.

Da redação da Rádio Natividade