Café Comunitário discutiu a Segurança Pública em Varre-Sai

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (18/02), na Quadra do IBC em Varre-Sai o 182º Café Comunitário, para discutir a Segurança Pública no município. O café foi conduzido pelo comandante do 29º BPM, tenente-coronel João Carlos Alves Ribeiro e contou com a participação do delegado da 140ª Delegacia Legal de Natividade,  Gésner César Bruno, do prefeito de Varre-Sai, Everardo Ferreira, do vice-prefeito Amâncio Gabriel Bendia e outras autoridades municipais e da região.

No início do encontro, a Polícia Militar apresentou dados estatísticos da segurança pública no município, nos períodos de janeiro de 2015 e janeiro de 2016 e todos da comunidade, tiveram a oportunidade de opinar, criticar, dar sugestões e fazer reivindicações.

“O objetivo do café é ser informal e foi criado para ser uma ferramenta de contato entre a polícia, comunidade e autoridades para ouvir o povo, saber o que está precisando. É importante fortalecer esse contato. É o princípio da polícia comunitária, se aproximar da comunidade. A região abrangida pelo 29º BPM é considerada a Suíça brasileira pois possui um índice de criminalidade sob controle. E não existe uma situação como do nosso batalhão, onde os policiais são da região e querem lutar pela segurança de seus filhos, suas famílias”, afirmou o comandante.

Já o delegado Gésner César Bruno destacou as reclamações sobre furtos na zona rural do município.

“Recebi muitas reclamações sobre furtos na zona rural. Mas é necessário que as pessoas façam o registro na delegacia para nortear o comando do 29º BPM  no que se refere a realização do patrulhamento nesses locais”, disse o delegado.

O prefeito Everardo Ferreira, destacou que a ocasião não serve apenas para prestar contas mas para ouvir o cidadão.

“Como prefeito quero agradecer a parceria com a Polícia Militar, pois sempre fomos muito bem atendidos e também a Polícia Civil por seu trabalho. O país vive uma crise violenta e sabemos da falta de estrutura e condições da polícia para trabalhar e temos de achar solução mesmo com pouco para trabalhar. E as polícias militar e civil nunca deixaram de atuar. Ao invés de criticar, temos de ajudar a polícia em seu trabalho e cobrar parceria da polícia”, destacou o prefeito.

Após o encontro, foi servido o café da manhã aos presentes.

Palestra

Como complemento do café foi realizada também uma palestra sobre Ética e Cidadania para alunos do 9º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Primo José Sobreira. A palestra com o tema “O que você vai ser quando crescer?” foi ministrada pelo sargento Luciano Mello.

Durante a palestra foram abordados temas como ética e cidadania, drogas, sexo e valores para o futuro.

“É uma forma de despertá-los para saberem o que podem fazer da própria vida para se tornarem melhor ou pior”, frisou.

E destacou a necessidade de optar por escolhas corretas na vida.

“Vocês terão muitos conflitos quando serão feitas muitas ofertas  e vocês vão decidir se vale a pena. Será um conflito entre o que vocês querem e o que será bom para a vida de vocês e isso pode deixar sequelas”, concluiu.

O diretor adjunto da Escola Municipal Primo José Sobreira, Vitor Pelegrini, agradeceu a presença da polícia, orientando os alunos.

“Obrigada pela presença de vocês aqui hoje e por estarmos estreitando laços. Os alunos puderam ver que o que a gente pede e conversa com eles foi reforçado com a presença de vocês, tudo visando um futuro melhor para eles”, ressaltou.

Da redação com informações de Silaine Terra – Decom/PMVS

IMG-20160218-WA0050 IMG-20160218-WA0067

cafe 02 cafe 03 cafe 04 cafe 05