Deputado Jair Bittencourt participa da entrega de carros destinados ao combate do Aedes aegypti nos municípios

O combate ao mosquito Aedes aegypti nos municípios do estado do Rio de Janeiro está sendo reforçado. Nesta semana, a última remessa de carros foi entregue pela Secretaria Estadual de Saúde em cerimônia realizada no Palácio Guanabara e que contou com a presença do deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Alerj, Jair Bittencourt. Ao todo, 170 veículos foram adquiridos pelo Governo do Estado com verba destinada pelo Ministério da Saúde para ações de vigilância em saúde. A opção pela aquisição dos carros se deu após ser detectada a necessidade deles no apoio às equipes de campo, no transporte de amostras e na investigação de casos. Também participaram da cerimônia o governador, Luiz Fernando Pezão; o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior; além de representantes dos municípios.

A distribuição dos veículos se deu da seguinte forma: municípios com população superior a 160 mil habitantes receberam três carros; municípios com população entre 23 mil e 160 mil habitantes receberam dois carros; municípios com população inferior a 23 mil habitantes receberam um carro.

– Sabemos da necessidade urgente de tomarmos atitudes em prol do combate ao mosquito Aedes aegypti. Esses carros fazem parte de uma dessas atitudes. Um trabalho, ainda mais amplo, tem que ser feito de forma constante e envolver governo e sociedade. Só assim teremos condições de vencer essa batalha contra o mosquito e trazermos mais tranquilidade para nossa população – declarou Jair Bittencourt.

Campanha 10 Minutos Salvam Vidas – A dengue é transmitida pelo mesmo mosquito que transmite também o zika vírus e a chikungunya. A forma mais eficaz de prevenção é combater o Aedes aegypti, diminuindo ao máximo o número de focos. Medidas como armazenar lixo em sacos plásticos fechados; manter a caixa d’água completamente vedada; não deixar água acumulada em calhas e coletores de águas pluviais; recolher recipientes que possam ser reservatórios de água parada, como garrafas, galões, baldes e pneus, conservando-os guardados e ou tampados; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar água de piscinas e espelhos d’água com cloro são ações importantes e essenciais no combate.

Foi lançada no ano passado pela Secretaria de Estado de Saúde, com o apoio da Comissão de Saúde da Alerj, a Campanha 10 Minutos Salvam Vidas, que incentiva a população a tirar 10 minutos por semana para eliminar os possíveis focos do mosquito em suas casas.

Foto  (3) Foto  (1)