Em Itaperuna, monumento ao Cristo Redentor completou 50 anos

Há 50 anos, exatamente no dia 20 de janeiro de 1966, era inaugurado o monumento ao Cristo Redentor em Itaperuna. Projetado pelo escultor capixaba Antônio Francisco Moreira, o monumento possui 20 metros de altura, sendo um dos mais altos do Brasil.

O monumento está catalogado no Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, que menciona o seguinte: “[…] Com 20 metros de altura, a estátua, inaugurada em 1966, foi projetada pelo escultor capixaba Antônio Francisco Moreira. O acesso ao monumento é simples e se dá através de vias calçadas e sinalizadas, que partem da Avenida Cardoso Moreira e da Rua Vinhosa, no Centro. Localizado no topo do Morro do Castelo, o Cristo Redentor de Itaperuna proporciona uma vista ampla da cidade […]”, relata o site mapadecultura.rj.gov.br.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, juntamente com o secretário Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, Paulo César da Silva; e a diretora de Turismo, Rejane Travassos; desejam fomentar o turismo naquele espaço, “que é o maior ponto turístico da cidade. Solicitamos a toda comunidade que visite e divulgue nosso ponto turístico, que também conta com rampa de parapente, que será totalmente revitalizada”, diz Rejane Travassos.

PROJETO ‘PASSEIO TURÍSTICO CULTURAL’

Em setembro do ano passado, o prefeito Alfredão entregou a premiação do projeto “Passeio Turístico Cultural”, aos alunos vencedores. Realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, com o apoio do Departamento Municipal de Cultura, o projeto reuniu alunos das redes pública e privada de Ensino, que tinham que elaborar uma frase sobre o Cristo Redentor.

A aluna Larissa Samara, turma 900 da Escola Municipal Oscar Jerônimo da Silva, foi uma das vencedoras, com a seguinte frase: “quando olho para o Cristo, me venho a pensar, que Itaperuna sem ele, beleza não terá”.

O outro vencedor, Nathan Botelho, do 6º ano do Centro Educacional Santos Dumont, escreveu o seguinte: “o Cristo Redentor é um símbolo de liberdade, um sinal de que Deus sempre nos acolhe com seus braços abertos”.

Naquela época, os vencedores receberam certificados e um tablet. “É sempre bom valorizarmos nossos monumentos, a nossa cultura e a nossa história. Projetos como o Passeio Turístico Cultural é de suma importância para as crianças e adolescentes, que passam a conhecer melhor tudo o que se refere à nossa cidade”, disse o prefeito Alfredão naquela oportunidade.

Fonte:Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna – Foto: arquivo pessoal | Eusébio Dornellas