A Prefeitura de Natividade confirmou que promoverá nesta quinta-feira (26) às 19h a inauguração do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que atenderá as comunidades do Cantinho do Fiorello e Vila da Paz. A obra, fruto de convênio assinado no ano de 2010, com o governo federal, recebeu investimento de cerca de R$ 150 mil da União e R$ 20 mil da prefeitura.
O CRAS é a unidade responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica, tendo como principal objetivo prevenir a ocorrência das situações de vulnerabilidades, evitando que as famílias vivenciem situações de riscos como o abandono, isolamento social, a violência intrafamiliar, entre outras situações.
Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
Segundo o secretário de Assistência Social Trabalho e Emprego Rafael Capita, hoje o CRAS (que apesar de ainda não inaugurado oficialmente, já funciona desde o governo anterior), oferta curso de manicure, além de encontros de família, orientações sociais e psicológicas, realiza cadastros para cesta da CONAB e aulas de coral. “O novo local permitirá ampliar e qualificar o atendimento oferecido ao cidadão, a ideia é continuar ampliando cada vez mais nossos projetos e assim atender a cada dia um numero maior de famílias”. Para 2016, teremos outros cursos, – destacou o secretário.
Da redação com informações da Ascom/PMN