O incêndio supostamente criminoso que teria sido provocado no aterro sanitário em Natividade, além de transtornos, segue colocando em risco a saúde da população, uma vez que a nuvem de fumaça atinge boa parte da cidade, principalmente os bairros Tubiacanga, Liberdade, Parque Lajinha, Morro do São, Pedro, Bagaceira, Morada do Engenho, Centro, além de existirem relatos de que também tenha chegado ao Pito e Popular Velha, principalmente espalhada pelo vento.
Nossa equipe percorreu diversos pontos na tarde desta quarta-feira (14) e pela lente do repórter fotográfico Antônio Neto, nota-se claramente o tamanho do problema, que gera protestos de centenas de pessoas, que reiteradas vezes ligam para a Rádio Natividade e enviam mensagens para a redação, pedido providências por parte das autoridades.
– Ninguém está conseguindo ficar dentro de casa aqui na Tubiacanga. Meu filho é alérgico e com toda essa fumaça tóxica que tomou conta da minha residência, ele está passando muito mal. A prefeitura precisa fazer alguma coisa, – reivindica a dona de casa Suely amorim, de 36 anos.
Desde a última segunda- feira (12), conforme apurado pela emissora, equipes do destacamento 4/21 dos bombeiros, tentam em vão, apagar as chamas, que sequer diminuem. Pelo menos 12 mil litros de água já foram usados na operação, que não surtiu efeito. Um dos bombeiros, que pediu para não ter o nome divulgado, informou que o ideal, seria que máquinas também fossem utilizadas.
– Não adianta apenas jogar água. Pois o fogo está embaixo, enterrado. Tinham que pegar um trator de esteira (que não tem pneus de borracha), e remexer todo o lixo mais fundo. À medida que os focos forem ficando descobertos, faz-se o combate. Já demos esta dica para o pessoal da prefeitura, mas dependemos desta máquina, – destacou o militar.
Secretaria de Meio Ambiente presta queixa na delegacia
Na tarde desta terça-feira (13), o secretário municipal de meio ambiente, Luiz Antônio da Silva, compareceu à 140ª Delegacia Legal de Natividade, onde prestou queixa de crime ambiental, por conta do incêndio, que teve início por volta das 16h deste domingo (11). O local passou por perícia, cujo resultado deverá ficar pronto nos próximos dias.
Da redação da Rádio Natividade – Fotos: Antônio Neto/Rádio Natividade