O governador Luiz Fernando Pezão inaugurou, nesta segunda-feira (12/10), a estrada municipal Padre José Paulo Vieira (BI-17), conhecida como “Estrada do Santuário”. A intervenção executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, interliga Calheiros (2º distrito) à localidade conhecida como Aparecidinha e ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que recebe mais de dois mil peregrinos, todos os anos, nesta data.
Além de incrementar o circuito turístico religioso da região, a obra favorece o escoamento da produção local de café, leite e hortaliças. Foram investidos R$ 2,8 milhões.
Após caminhar pela nova estrada e assistir missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, Pezão conversou com fiéis.
- É um prazer retornar aqui entregando esta obra. Hoje é um dia de sol muito diferente daquele quando visitei esta localidade. Lembro que chovia muito e havia carros derrapando nesta subida. É muito bom voltar e ver como esta estrada ficou bonita. Queremos começar imediatamente o asfaltamento até Arraial Novo – afirmou o governador.
O trecho recuperado, de quatro quilômetros, recebeu alargamento, passando a ter 8,20 metros (4,10 metros cada). Cerca de 100 funcionários atuaram na obra.
- Este acesso, em dias de chuva, só era possível através de veículos com tração. O asfaltamento trouxe mais qualidade de vida para a população – explicou a engenheira e diretora do DER-RJ no município, Maria de Fátima Santos.
A “Estrada do Santuário” integra o circuito turístico religioso da região, que atrai, somente no mês de outubro, aproximadamente quatro mil pessoas. O passeio inclui, ainda, a visita a 14 fazendas. Os turistas podem comprar artesanato e produtos caseiros orgânicos como pó de café, frutas, queijos e doces.
Devotos comemoraram entrega de trecho da via
Para o operador José Renato Escudine, de 29 anos, que visitou o santuário com a mulher e os dois filhos, a estrada pavimentada torna o acesso ao local religioso mais rápido e seguro.
– Já estava na hora de termos esta obra. Estamos muito satisfeitos com o resultado – disse José.
Devoto da santa, Sócrates Velasco, de 33 anos, compareceu pela terceira vez ao santuário. Ele percorreu a pé 72 quilômetros em procissão para agradecer os pedidos obtidos.
– A diferença é enorme. Antes era lama, terra. Nos últimos três anos, o número de fiéis aumentou consideravelmente – disse o mecânico.