Casais com a juíza Leidejane, promotor Waldemiro e secretária de Assitência Social, Maria Letícia

1º Casamento Comunitário de Varre-Sai reuniu 17 casais

Dezessete casais disseram “Sim” em uma cerimônia realizada, na manhã do último sábado (03/10), em Varre-Sai. O 1º Casamento Comunitário de Varre-Sai aconteceu no Casarão Felicíssimo Faria Salgado e foi uma realização do Tribunal de Justiça, com o apoio da Prefeitura Municipal de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação.

Além da juíza da Comarca de Natividade/Varre-Sai, Leidejane Chieza Gomes da Silva, que realizou o casamento, estiveram presentes no evento o promotor de Justiça, Waldemiro José Trócilo Júnior e a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Varre-Sai, Maria Letícia Ramos

A cerimônia faz parte do Projeto Dia do Sim, do Tribunal de Justiça e tem como objetivo reconhecer o tempo de união estável dos casais e realizar o casamento.

“Juridicamente, regulariza toda a vida do casal, questões como patrimônio adquirido, benefício previdenciário, que retroagem ao tempo do início da união. É uma coisa muito boa! As pessoas perdem a visão de que o Poder Judiciário está aqui para resolver problemas, mas estamos aqui para evitar. A gente está se antecipando a esses problemas”, explicou a juíza Leidejane Chieza Gomes da Silva.

O projeto é voltado para casais que vivem juntos, ganham menos de 2.500 reais e o casamento e gratuito.

Pessoas como a noiva Neide Aparecida Tiradentes que há 10 anos mora com Luiz Carlos Machado.

“O sonho de oficializar a união foi amadurecendo com o tempo. E esse ano, quando completamos dez anos de união, queria estar realizando esse sonho, mas por motivos pessoais, não pudemos casar em julho, mês que completamos dez anos e com a realização do casamento comunitário, vi a oportunidade de realizar esse sonho”, afirmou.

Ou como a noiva Charlene Salino Marques que há um ano mora com Célio José Machado Filho.

“Estou feliz com esta oportunidade que eles deram para a gente, momento em que nossas famílias estão reunidas e era um sonho meu. E em dezembro, caso na igreja. Sem essa oportunidade, seria difícil”, disse.

Durante a cerimônia, a juíza Leidejane Chieza, lembrou que o trabalho está sendo realizado de acordo com a lei dos homens, mas destacou que o casamento foi instituído por Deus quando em Gênesis, Adão começa a observar que cada animal tem sua companheira.

“Deus olha essa situação e pensa em fazer uma companheira, sua ajudadora e resolve criar a mulher da costela de Adão. Como alguns pastores costumam dizer não criou a mulher da cabeça de Adão para ela não se sentir superior ao marido e nem dos pés para que fosse pisada por ele ,mas da costela para andar ao lado dele. E como diz em Gênesis 2:24: Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher e serão ambos uma carne”,  frisou a juíza.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Varre-Sai, Maria Letícia Ramos, falou da parceria da Secretaria na realização do evento, oferecendo bolo e refrigerante e uma lembrança aos casais.

“Meus parabéns a vocês que resolveram regularizar sua união. É uma oportunidade das pessoas que já estão juntas, oficializarem a união com o apoio do Tribunal de Justiça e a secretaria ajuda oferecendo espaço e uma recepção simples e agradável”, disse.

Já está planejada a realização do II Casamento Comunitário de Varre-Sai para 2016. As inscrições acontecerão no mês de fevereiro e o casamento em maio.

Da redação da Rádio Natividade com Ascom/PMVS – Fotos: Sidney

Casal Neide e Luiz Carlos
Casal Neide e Luiz Carlos

Casamento Comunitário

convidados casamento
convidados casamento
Troca das alianças
Troca das alianças
Casal Charlene e Célio
Casal Charlene e Célio