Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, na rede pública, conseguiram reduzir significativamente os níveis de analfabetismo no município de Porciúncula. De acordo com reportagem publicada no jornal O Dia, “Entre os municípios fluminenses, a rede pública que mais avançou foi a de Porciúncula, no Noroeste Fluminense. As escolas do município conseguiram reduzir de 41,68% para 28,16% a quantidade de crianças no nível mais baixo em leitura. Em Matemática, a rede também melhorou, mas pouco. Baixou de 38,75% para 34,96% o total de alunos na menor escala de proficiência”.
No estado, Infelizmente, o nível geral de alfabetização é preocupante. É a conclusão do levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC). Mais da metade (60%) dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas no Estado do Rio tiveram resultado negativo em leitura e escrita, na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2014. De acordo com o relatório, as crianças conseguem ler apenas textos muito simples e, em alguns casos, não compreendem do que se trata. Em Matemática, a diferença foi pequena. No total, 61% dos estudantes não conseguem somar ou fazer problemas com números de até três algarismos.
Segundo a secretária municipal de Educação de Porciúncula, Silméia Prevatto, este avanço na educação porciunculense tem motivos reais para estar acontecendo. Muitas ações estão sendo realizadas para incentivar e promover a leitura entre os estudantes. A principal delas é a seriedade e o comprometimento com o Pinaic (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa). Os profissionais da educação levam para a sala de aula, questões que são estudadas, debatidas e desenvolvidas, previamente entre a equipe local e profissionais de todo o Brasil. “Temos investido em programas e projetos municipais de incentivo à leitura, como, “Leitura na praça”, “Kombi da leitura”, “Prêmio professor inovador”, ampliação do acervo de livros nas bibliotecas escolares, além de várias palestras e eventos motivacionais, para professores e alunos”, disse a secretária.
A prefeita de Porciúncula, Mirian de Paula Porto parabeniza o município pela conquista e agradece à equipe da Educação pelo empenho e dedicação em trazer o desenvolvimento estudantil. “Parabéns a todos, principalmente aos professores e alunos, que estão dentro da sala de aula, e fazem, de fato, esta grande diferença”.
Da redação com Ascom/PMP