A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) realizará, de 20 e 29 de agosto, uma caravana com oficinas para auxiliar proponentes no processo de inscrição das suas iniciativas em duas chamadas públicas de sua Superintendência de Cultura e Sociedade: o Prêmio de Cultura Afro-Fluminense 2015, lançado no último dia 10 de agosto, e o Edital de Microprojetos Favela Criativa, lançado em 5 de agosto. O serviço irá percorrer 10 municípios fluminenses, abrangendo todas as regiões do estado.
Os encontros entre os orientadores e produtores culturais interessados nos editais já começam nesta quinta-feira, dia 20 de agosto, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, no auditório do Mercado Produtor da Secretaria de Agricultura, na BR 356, das 14h às 17h.
Conheça os editais
O Prêmio de Cultura Afro-Fluminense 2015, voltado para instituições privadas sem fins lucrativos e sediadas no estado do Rio de Janeiro há pelo menos três anos, visa premiar 32 iniciativas culturais diretamente relacionadas com a temática afro-brasileira.
O objetivo da premiação é contribuir para a preservação da memória e do patrimônio imaterial dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana, como quilombos e terreiros, e também de grupos artístico-culturais que mantêm tradições como as dos afoxés, da capoeira, dos calangos, das folias de reis e do jongo. Cada iniciativa premiada receberá R$ 21.000,00.
As inscrições para o Prêmio terminam no dia 24 de setembro e podem ser feitas no portalwww.cultura.rj.gov.br/premio-afro-fluminense-2015. Para mais informações, entre em contato por e-mail ( premioafrofluminense2015@cultura.rj.gov.br) ou ligue para (21) 2216-8500, ramais 230/232, das 10h às 18h.
Já o edital de Microprojetos Favela Criativa contemplará projetos culturais elaborados por (ou direcionados a) jovens, com idade entre 15 a 29 anos, desenvolvidos em territórios populares de todo o estado. Serão premiadas até 102 (cento e duas) propostas de R$ 12.000,00, cada.
Podem participar tanto pessoas físicas (com inscrição através do CPF), quanto pessoas jurídicas (com inscrição através do CNPJ, sem fins lucrativos ou enquadradas no SIMPLES NACIONAL), moradoras ou sediadas no estado do Rio de Janeiro.