Gestores do Noroeste Fluminense participam do Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Nesta quinta-feira, 13, foi realizado no auditório do Sebrae, o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro. O evento reuniu gestores públicos e privados que discutiram ações e ideias com o intuito de unir lideranças públicas e gestores privados ligados à atividade turística do interior do Estado.

De acordo com Paulo César ‘Contador’, secretário Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, de Itaperuna, o fórum proporciona um debate mais objetivo, primando pela realidade local.

– Essa é uma oportunidade ímpar que não podemos desperdiçar e envolve toda a região Noroeste Fluminense. Discutir o fortalecimento do turismo no interior do Estado é algo que aproxima o Governo Estadual à nossa realidade. Turismo é mais emprego e mais geração de renda para os municípios e precisamos ter plena convicção disso, e buscar alavancar o setor em toda região – ratifica o secretário.

A Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio apresentou em Itaperuna, a décima edição do Fórum promovido pela Setur-RJ/TurisRio. Segundo Nilo Sergio Felix, secretário de Estado de Turismo, o entrosamento promovido durante os fóruns tem sido primordial para acelerar projetos já alinhavados.

– Vamos percorrer as doze regiões turísticas do Estado com o objetivo de traçar um mapa das necessidades do turismo em cada município. O nosso Estado é completo em atrativos e, muitos deles, ainda são pouco conhecidos, até pelos próprios cidadãos fluminenses. São relíquias históricas, culturais, roteiros gastronômicos e recantos com um potencial sensacional. Nosso trabalho persegue o incentivo e a redescoberta desses pontos para fortalecer o turismo do Rio de Janeiro – diz Nilo.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os projetos da Setur-RJ e TurisRio para os próximos anos que objetivam potencializar o turismo regional. Em seguida, representantes de diversas instituições e órgãos de importância para o desenvolvimento da atividade turística, tais como o BPTur – Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, a Comissão de Turismo da Alerj e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, realizaram exposições e apresentaram ações de sucesso que podem ser repetidas em outras cidades.

Com informações do Decom/PMI – Foto: Marcelo Nunes